Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância – GEaD/FE/UFG/CNPq
Informações sobre o grupo.
O GEaD tem por objetivo realizar estudos analíticos sobre a Educação a Distância, com vistas a refletir e debater seu conceito, formas de organização pedagógica, estrutura, gestão e políticas públicas. Buscamos analisar as ações de formação de professores que fazem uso da modalidade, estudando as políticas públicas balizadoras desse processo, seus marcos regulatórios e indicadores de expansão/qualidade. É um Grupo interinstitucional entre Universidade Federal de Goiás e Universidade de Brasília, tendo como Líder a Professora Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG) e como Vice-Líder a a Professora Dra. Catarina de Almeida Santos (UnB).
O Grupo tem desenvolvido pesquisa CNPq desde 2015 com outras instituições parceiras, a saber:
Universidade Federal de Mato Grosso – Kátia Morosov Alonso e Cristiano Maciel
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Carina Maciel e Daiani Riedner
Universidade de Brasília - Catarina Santos e Danielle Nogueira
Instituto Federal de Goiás - Rosselini Ribeiro
Instituto Federal Goiano - Joseany Rodrigues Cruz e Marina Rodrigues
Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Rose Mary Carvalho
Universidade Estadual de Goiás - Gisele Bernades
Instituto Federal de Brasília - Rute Bicalho
Universidade Católica Dom Bosco - Maria Cristina Paniago
Universidade Federal da Grande Dourados - Giselle Real
Linhas de Pesquisa CNPq
Nome da linha de pesquisa | Quantidade de Estudantes | Quantidade de Pesquisadores |
Educação a distância - modalidade e institucionalização | 6 | 8 |
Educação, Inovação e Tecnologias | 6 | 7 |
Qualidade da Educação e qualidade na Educação a Distância | 8 | 13 |
Para saber mais, endereço do Grupo no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3557852764064453
Principais ações
1º) Estudos e Pesquisas sobre EaD, tecnologias (TDIC) na educação e Políticas Públicas
para formação de professores
2º) Grupos de trabalho para construção de documento técnico sobre as políticas públicas,
programas, planos e ações da EaD e uso das tecnologias na Educação
3º) Análise dos dados de expansão da EaD no Brasil
4º) Planejamento e realização de evento sobre as temáticas pesquisadas e estudadas
5º) Desenvolvimento de Pesquisa Coletiva em Rede e Interinstitucional